icon-CRAS.png

NOSSA VISÃO

“Ser referência em serviços de acolhimento, reabilitação e reinserção de pessoas na região noroeste do Brasil.”

NOSSA MISSÃO

Oferecer o acolhimento, a reabilitação  de pessoas, através da promoção de ações de saúde, educação, assistência social, cultural, desportiva, espiritual, contribuindo para o desenvolvimento social responsável da comunidade.

ICONES_SOCIAL.png

NOSSOS VALORES

Ética; transparência; sustentabilidade; comprometimento; respeito à diversidade;  solidariedade; cooperação.

 

Programas e Serviços

Programa de Assistência e Reabilitação para Pessoas com Deficiência

 

A Casa Família Rosetta é um centro de acolhimento para as pessoas que mais necessitam, e entre os seus programas existe um que é voltado especialmente para crianças, adolescente e adultos, que apresentam Paralisia Cerebral, Microcefalia, Hidrocefalia e deficiências neurológicas.

 

Programa de Prevenção, Tratamento, Recuperação e Reinserção Social para Dependentes Químicos

 

A Casa Família Rosetta é referência no Município de Porto Velho e no Estado de Rondônia em tratamento de dependentes de substâncias psicoativas, e participa do Conselho Municipal de Políticas Publicas sobre Drogas-COMAD.

 

Programa de Formação Fé e Cultura Bento XVI

 

A Casa Família Rosetta tem uma grande preocupação com a formação de educadores e profissionais que tuam nas áreas da organização e/ou áreas afins, e por isso fornece Cursos, Minicursos; Palestras; Seminários; Mesa Redonda; Parcerias com Universidades (Estagio e Formação); Produção de material informativo e formativo.

IMG_3539.jpg

Acolhemos com amor, transformando vidas.

IMG_3529.jpg






IMG_4997.jpg






IMG_4929.jpg

 

 

A Associação

A Associação Casa Família Rosetta é uma entidade sem fins lucrativos, fundada na década de 80, pelo Padre Vincenzo Sorce, em Caltanissetta, na Sicília-Itália, a Associação “Casa Família Rosetta” reúne inúmeros serviços voltados para o indivíduo.

 

As áreas de intervenção são várias: sócio sanitária, psicossocial, sociocultural, com uma abordagem global da vunerabilidade social.

 

As estruturas da associação, que se dividem em centros de reabilitação, casas de acolhimento institucional, comunidades terapêuticas, oferecem: acolhimento, assistência, reabilitação e reinserção social a pessoas com deficiências, com problemas de dependência de álcool, drogas; pessoas em situação de vulnerabilidade;

 

Os Centros de Formação representam a ferramenta científica da associação, não apenas para a formação permanente de seus funcionários, mas também para um serviço de formação para todos os profissionais  do setor de saúde, social, sócio assistencial, sócio reabilitativo local.

 

No Brasil a Associação Casa Família Rosetta nasceu de um esforço conjunto entre a ONG italiana Casa Famiglia Rosetta e as instituições civis e religiosas locais, está presente em Rondônia desde 1992.

 

È reconhecida de Utilidade Pública, possui registro no Conselho Municipal de Assistência Social/CMAS, no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente/CMDCA, no Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas/CONEN, na Superintendência Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas-SEPOAD, no Conselho de Fisioterapia / CREFITO entre outros.

 

Em 1992 iniciou a Comunidade Terapêutica “Porto da Esperança”, em 1993 foi iniciada a Comunidade de Reinserção Social “Dom Helder Camara” para jovens com dependência  de substancias psicoativas e o Centro de Reabilitação Paulo VI para crianças e adolescentes com deficiências neurológicas; em  2002 a Casa Família “Anna Teresa Cappello” para crianças com deficiência  em situação de risco e vulnerabilidade; em 16 de julho de 2009 teve inicio a Comunidade terapêutica “Nossa Senhora  Aparecida” para mulheres com dependência química; em abril de 2016 inauguramos a Comunidade terapêutica “Pe. Fiovo Camaioni” no Município de Ouro Preto do Oeste.

 

Nossos Pilares são:

 

Inovação - Incentivamos a construção de novas respostas para os desafios sociais encontrados;

Rede - Acreditamos que a parceria com os vários atores locais é essencial na construção de uma sociedade mais justa e solidária;

Políticas Sociais - Defendemos os direitos das pessoas e promovemos políticas públicas mais humanizadas;

Cultura - Entendemos a Educação como mobilizadora de um conhecimento crítico, que possibilita o protagonismo e empoderamento das pessoas.

Espiritualidade - Propomos a prática de valores universais do Amor; respeito; liberdade; cooperação; solidariedade; respeito à vida; paz e tolerância.

 

 

Hoje a entidade tornou-se referência no Município de Porto Velho e no Estado de Rondônia para as instituições locais e a população, é membro do Conselho Municipal de Assistência Social –CMAS; do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com deficiência- CMDPD.

 

 

 

Amor gera amor, seja um voluntário!